quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Um pouco sobre a entidade EXU



Salve povo de Aruanda....

Hoje venho aqui falar um pouco sobre esta entidade tão querida da nossa Umbanda e contar um pouco de sua história.

A origem de Exu é africana: ele é um Orixá proveniente do panteão iorubano (etnia fixada geograficamente na Nigéria). Ele é o mensageiro, aquele que rege toda a comunicação, guardião das cidades, das casas, da sexualidade e de todas as coisas que são criadas pelo homem. Ele é o Orixá de tudo que esta em movimento.

Exu tem o direito de receber oferendas primeiro, a fim de assegurar que tudo corra bem, assim é que ele garante a comunicação entre o Céu e a Terra, o mundo espiritual e o físico.

Tanto na África em colonização quanto mais tarde, quando os negros escravos vieram para o Brasil, Exu - por sua natureza brincalhona e irreverente, e sua representação, que consiste em um falo (pênis) humano ereto (como mostrado na imagem acima), simboliza a fertilidade - foi sincretizado como o Diabo do catolicismo (mas isto explicarei em outro post!!). Assim, por toda a sua maneira provocadora e astuciosa, sem falar nas claras menções sensuais e sexuais de seu culto, Exu foi confundido com  Satanás ou Lúcifer, o Anjo Caído. No panteão iorubano, essa associação, além de ofensiva, é absurda, pois Exu na esta em oposição a Deus, nem é a personificação do mal; pelo contrário, reger a materialidade garante o equilíbrio entre o mundo físico e o espiritual.

Justamente por estar tão ligado à materialidade, ele não tolera dívidas: se uma coisa é prometida a Exu, ela deve ser cumprida, ou ele se divertirá provocando problemas e calamidades às pessoas que não cumprem a suas palavras.

Como ele aceita quase tudo que lhe é ofertado, especialmente coisas mundanas e acessíveis, como farofa e otim  (bebida alcoólica, em iorubá), desenvolveu-se uma crença de que pode-se fazer pactos ou "comprar" os atos de Exu ou uma Pombagira. O mito é, na verdade, uma má interpretação do ato do compromisso: ninguém compra uma entidade da esfera espiritual com uma garrafa de cachaça ou qualquer outra coisa.

Os Exus, diferente das outras linhas, são espíritos de diversos níveis de evolução espiritual, que incorporam nos médiuns e interagem de diversas formas com os seres humanos. Em nossa Umbanda, não se manifesta o Orixá Exu, mas sim seus mensageiros e falangeiros, que são espíritos que vem na Terra para orientar e ajudar. Na umbanda ele tem a função de mensageiro, o que leva os pedidos e oferendas dos homens aos Orixás.

Os nomes de Exu  


O Exu Orixá tem muitos nomes, dependendo da função que desempenha. Alguns dos mais comuns, e que são de conhecimento mais amplo são: Esu, Bara, Ibarabo (que deu origem ao Exu Marabô), Legbá, Elegbara, Eleggua, Akésan, Egélú, Yangí, Ònan, Lállu (que deu origem ao Exu de mesmo nome na Umbanda), Tiriri (que deu origem ao Exu de mesmo nome na Umbanda), Ijèlú. Por ser típico do Candomblé apresentamos somente a título de curiosidade seus nomes.

Na umbanda podem possuir nomes mais distintos como alguns exemplos mostrados abaixo:

  • Exu Arranca Toco
  • Exu Asa Negra
  • Exu Carangola
  • Exu Cascavel
  • Exu Bara
  • Exu Catacumba
  • Exu Caveira
  • Exu Belzebu
  • Exu Brasa
  • Exu Capa Preta
  • Exu Sete Encruzilhadas  
  • Exu Capa Preta das Almas
  • Exu Cobra
  • Exu Curador
  • Exu do Fogo
  • Exu Gira Mundo
  • Exu Veludo
  • Exu Marabô
  • Exu do Rio
  • Exu Mulambo
  • Exu Tiriri
  • Exu Veludo da Mata
  • Exu Tranca-rua de Embaré
  • Exu Tranca-rua
  • Exu dos Ventos
  • etc.

Em geral, somente os Exus muito evoluídos e que, de alguma forma, respondem diretamente a Orixás ou ao próprio Exu Orixá, dispõe de classificações como das Matas, Embaré, das Almas, etc. Isto porque eles são arquétipos dos mensageiros: o nomeque acrescentam ao seu título está relacionado com a sua regência:

- Das Almas: regência de Omulu ou Nanã, tem a ver com cemitério, morte (tanto no sentido físico como no sentido figurado de recomeço e renovação), saúde, etc.
- Das Sete Encruzilhadas: regências de Ogum, Oxóssi ou Exu Orixá, relaciona-se com demandas, caminhos, metas e objetivos profissionais e materiais.
- Das Matas: regências de Ossaim e Oxóssi, tem a ver com prosperidade, fartura, trabalho.
- Do Mar ou da Calunga: regências de Oxum e Yemanjá - embora o Exu ser regido por um Orixá feminino seja mais raro, não impossível - relaciona-se com faxmília, espiritualidade, fertilidade, criatividade.
- De Embaré: regências de Oxalá e, embora o significado da palavra tenha a ver com "águas que curam" no tupi antigo, relaciona-se com Exus Mirins.

Bem...fico por aqui. 
Em outros posts colocarei um pouco mais sobre esta maravilhosa entidade e ainda o porque que as pessoas relacionam Exu com o Diabo e ainda um pouco sobre Pombagiras.

Abraços...



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