terça-feira, 7 de maio de 2013

Comportamento dos Exus

Há muitos terreiros em que os exus falam muitos palavrões. Isso é normal deles ou é mistificação do médium?

Isto é relativo, eles são escrachados mesmo, mas deve-se analisar o contexto. Às vezes eles nos xingam para chamar atenção para alguma “idiotice” que estamos fazendo em nossas vidas... Caso sejam palavrões gratuitos, aí se deve analisar.

Mas sim, existia e ainda existe muita mistificação dos médiuns em relação aos exus. Antigamente, para mostrar “quem tinha o exu mais forte”, os médiuns transformavam os terreiros em verdadeiros shows de horrores, comiam toco de vela acesa etc., hoje isso já não é mais “tão comum”, mas creio que ainda há bastante por aí se procurar. Contudo, há exus com comportamentos estranhos mesmo, vozes guturais, linguajares muito característicos etc.; às vezes falta esclarecimento de quem assiste, aí julga de qualquer forma.

Irei dar um exemplo, meu guia chefe às vezes rosna (é igual a um animal mesmo). Antigamente eu chegava a me babar quando ele fazia isso... Em muitos terreiros que frequentei, achavam que era uma entidade baixa etc., enfim... Eu sabia o motivo, a entidade é um mestre xamanico milenar, às vezes ele se manifesta meio que na forma de um grande lobo branco, por isso o comportamento “bizarro” para quem não sabe o que está ocorrendo.

Outra pessoa também trabalha com um exu que rosna. Ao perguntar a outro exu o porquê daquilo, o exu em questão lhe respondeu que, na verdade, o exu que rosnava estava trabalhando algumas coisas no chacra laríngeo para melhorar a psicofonia.

Muitos aparelhos (médiuns) acham que os exus dançam, mas eles se movimentam com sincronia e ritmo. Para estas pessoas os exus estão dançando, mas é, na verdade, “trabalho” através do movimento, ou seja, é uma forma de manipulação de energia yantrica.

Os guias e exus gritam, gargalham, assobiam... Este é o trabalho deles na energia mântrica (som).


Fonte: pagina Exu Mulher, feito por Natalia Boechat

Nenhum comentário:

Postar um comentário