terça-feira, 7 de maio de 2013

Ritual de Casamento



A cerimônia de casamento deverá ser dirigida por um sacerdote e nunca por um guia, pois é uma cerimônia civil religiosa e não espiritual. Nada impede, contudo, que após a cerimônia o guia chefe incorpore e abençoe esta união.

O ato em si inicia-se abrindo a gira normalmente, defumando e fazendo tudo de acordo com os trabalhos habituais. Neste momento os noivos encontram-se fora do recinto, então faz-se um corredor com sete médiuns homens, simbolizando o Orixá Oxóssi, para que nesse casamento haja fartura e alegria em todos os sentidos. 

Sete médiuns mulheres que simboliza o Orixá Oxum para que, nesse casamento, haja sempre amor e prosperidade em todos os sentidos, e a mãe Iemanjá, com lírios, palmas brancas e/ou espada de São Jorge nas mãos para que tenha a firmeza de Pai Ogum nessa nova caminhada.

Com o dirigente já na posição, é autorizada a entrada dos noivos.

O Ogã canta um pouco para a entrada dos noivos, a a curimba canta o bis a a parte do parabéns em tom alto, com o apoio dos presentes.

Após a entrada dos noivos e padrinhos, os Ogãs cantam para a incorporação; quatro médiuns, sendo dois homens e duas mulheres, já determinados anteriormente pelo dirigente, receberão respectivamente os Orixás representando os pais e mães espirituais dos noivos para acompanhar e abençoar o casamento dos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário