terça-feira, 7 de maio de 2013

O AMACÍ

O Amaci é um ritual umbandista, onde anualmente os médiuns iniciantes e os mais antigos da corrente devem passar por ele, porém para o iniciante o banho será um, e para o médium coroado será outro. Este ritual tem a finalidade de preparar o médium para receber as energias vibrantes do terreiro, além de oferecer ao filho de fé a limpeza de seu campo áurico, bem como confirmar as entidades trabalhadoras da coroa daquele médium.

Também visa propiciar ao médium maior contato com seus Orixás de Coroa, pois que para seu preparo será de praxe, que o dirigente do templo colha as ervas de todos os Orixás

Dependendo do terreiro e da forma que o dirigente conduz, o amaci poderá ser feito de diferentes maneiras. Pode o dirigente ficar à frente do congá e os médiuns, em fila ir passando, uma a um, ou o dirigente ficar sentado à frente com uma tina de ervas maceradas e um médium que o dirigente confia na sua mediunidade (ex. pai pequeno ou mãe pequena), com uma vela de quarta acesa iluminando o Ori do médium, e ele já deitado na esteira ou pano branco, enquanto o dirigente vai passando as ervas e fazendo os pedidos.

Depois o médium se recolhe e vai agradecer aos Orixás por ter passado por esse momento tão sublime, que serviu de firmeza para sua caminhada espiritual.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário