segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Dicionário da Umbanda


Axé irmãos....

Muitas vezes nossos consulentes ouvem expressões em nossas giras mas ficam se perguntando o que o Preto, Caboclo ou Exu quiseram dizer. Portanto resolvi colocar aqui um pouco da linguagem que é falada em nossas giras.

A

Amaci
Líquido preparado com o suco de diversas plantas e que tem aplicação na firmeza de cabeça dos médiuns. É o principal banho para o ritual da “lavagem de cabeça”.

Ancora
Simboliza segurança. É usado para trazer segurança e equilíbrio no plano físico, financeiro e também para se livrar de perdas materiais.

Aruanda
Mundo espiritual onde vivem os orixás.

Axé
Axé representa força, ânimo, energia positiva. Mandar um axé para alguém é desejar que esta energia do Bem esteja sempre com a pessoa.

B

Babalaô
Pai de Santo; Chefe de Terreiro (masculino). Segundo Eduardo Higa, “Babalaô significa ‘Pai do Segredo’ e é uma nomenclatura dada apenas aos Sacerdotes de Ifá. Pai de Santo, é Babalorixá”. A palavra Babalaô é também uma adaptação/derivação de “babalawo” da língua Yorubá, usada inicialmente em virtude de aportuguesamento de palavras estrangeiras por escritores e leigos em […]

Banho de descarrego
Banho preparado com ervas de acordo com o Orixá de cada indivíduo, para purificar e afastar vibrações negativas.

Bater cabeça
É um ritual de se direcionar até o congá e reverenciar os Guias e Orixás da Umbanda em frente ao altar, saudando-os.

C

Cabeça-feita
Médium que já passou pelo ritual do Amaci. Médium desenvolvido, já cruzado no Terreiro, com seu Orixá de cabeça definido.

Cadinho
Cadinho ou Crisol é um recipiente em forma de pote, normalmente com características refratárias, resistente a temperaturas elevadas, onde se fundem materiais em altas temperaturas.

D

Defumação
É um processo em que se queima ervas e outros elementos naturais com o objetivo de energizar, afastar energias negativas ou neutralizar energicamente o ambiente através da fumaça. Também pode ser utilizado para defumar objetos (ex: guias) e os médiuns antes dos trabalhos de Umbanda.

Deidade
Conjunto de forças e/ou intenções que se materializam em uma divindade. A deidade é a fonte de tudo aquilo que é divino.

E

Ebó
Oferenda para os Orixás e Guias para interceder no plano espiritual.

F

Falange
São agrupamentos de espíritos/irradiações divinas que possuem a mesma vibração/afinidade.

Ferradura
Simboliza energia positiva e sorte. Representa também o esforço e o trabalho. Os ciganos a têm como um poderoso talismã que atrai boa sorte, fortuna e afasta a má sorte.

G

Gira
Ritual aberto ou fechado em que os espíritos são incorporados na Umbanda.

L

Lua
Simboliza a magia e os mistérios e também o poder feminino.

M

Mãe de Santo
É a líder do Terreiro. Sinônimos: ialorixá, madrinha ou apenas mãe.

Marafo
Marafo é a cachaça, pinga ou aguardente, como a conhecemos popularmente. O termo é usado pelos Caboclos, Pretos velhos e Exus na Umbanda.

Maria Mulambo
Maria Mulambo (ou Molambo) é o nome dado a uma irradiação da Linha das Pombagiras, entidades que se apresentam na Umbanda. São entidades do Bem, que trabalham o estímulo e o gosto pela vida.

Marola
Significa ondulação na superfície marítima, mas na Umbanda o termo também é encontrado como nome de Guias/Entidades.

P

Pemba
É um objeto presente desde os rituais africanos mais antigos que se tem conhecimento, utilizado em rituais, cerimônias, festas, reuniões ou solenidades que possuam cunho espiritual. Os médiuns e as Entidades Espirituais que atuam na Umbanda costumam desenhar pontos riscados com um giz de calcário, conhecido como Pemba.

Prana
Em sânscrito significa "sopro de vida".

S

Saravá
Assim como axé, finaliza conversas e tem conotação positiva quando pronunciada. Também pode significar "salve" ou "viva", por influência africana no idioma português.

T

Trevo
É o símbolo mais tradicional de boa sorte. O trevo de quatro folhas é usado para atrair felicidade e fortuna. Quando se encontra um trevo de quatro folhas na natureza pode-se esperar boas notícias.

Z

Zé Pilintra
Ou também Zé Pelintra, é uma entidade das mais populares na Umbanda; teria sido o espírito de um malandro, de terno branco e gravata vermelha, arquetípica de negros cariocas dos anos 1940 e 50.

Abraços!!!

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